quinta-feira, março 28, 2013

Embrapa, UFSJ e Prefeitura de Sete Lagoas assinam convênio

Durante solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 26, no receptivo turístico da gruta Rei do Mato, o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Antônio Álvaro Corsetti Purcino, a reitora da Universidade Federal de São João del-Rei Valéria Kemp e o prefeito de Sete Lagoas Márcio Reinaldo Moreira assinaram convênio para a cessão de terreno de 130 hectares na área da Unidade para expansão das atividades da universidade.

A área, segundo Antônio Álvaro, foi definida por uma equipe paritária de pesquisadores da Embrapa e da UFSJ e será usada para implantação de uma fazenda experimental. "Esse contrato permitirá a expansão das atividades da UFSJ para novos cursos na área da agropecuária", disse. Segundo ele, Sete Lagoas está crescendo a olhos vistos e o que dará sustentabilidade a esse desenvolvimento será a capacitação da mão de obra. “A Embrapa quer colaborar com o desenvolvimento da região, no desenvolvimento de projetos na área de pesquisa e transferência de tecnologia”, afirmou.

Segundo a reitora Valéria Kemp, o campus da UFSJ em Sete Lagoas não seria realidade sem o apoio da Embrapa. "Já são mais de R$ 30 milhões em investimentos de infraestrutura desde 2008 e nossa meta é trazer mais três novos cursos para este campus", antecipou. Os cursos ainda estão sendo definidos. Segundo ela, diversos laboratórios estão sendo finalizados, além de uma miniusina de beneficiamento de alimentos. Atualmente o campus de Sete Lagoas da UFSJ oferece os cursos de Agronomia e de Engenharia de Alimentos.

O prefeito Márcio Reinaldo agradeceu a Embrapa pelo convênio e a UFSJ por apostar em Sete Lagoas. "Com a especulação imobiliária na cidade, queremos agradecer publicamente a Embrapa por ceder o terreno de 130 hectares. O campus vai bem e inclusive sugerimos à reitora a oferta de novos cursos na área de engenharia, para atender à demanda das empresas locais", afirmou.

Na ocasião, Antônio Álvaro ainda reforçou a interação entre Embrapa e Universidade. Hoje são 46 estudantes em atividades de extensão na Empresa, sendo 26 estagiários, 17 em bolsas de iniciação científica e três alunos de pós-graduação que desenvolvem suas teses dentro da Embrapa Milho e Sorgo. Estiveram presentes vereadores, secretários, representantes do Poder Judiciário, empresariado local e estudantes.

Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou cnpms.nco.geral@embrapa.br .


Guilherme Viana, JornalistaNCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Embrapa Milho e Sorgo
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Sete Lagoas-MG
guilherme.viana@embrapa.br 
Telefone: +55 (31) 3027-1905 | Fax: +55 (31) 3027-1168www.cnpms.embrapa.br | twitter.com/EmbrapaMS
Confira também: www.facebook.com/EmbrapaMilhoSorgo




=
Fotos: https://www.facebook.com/EmbrapaMilhoSorgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, precisamos que se tornem seguidores do blog para validar esse projeto ok!