quinta-feira, março 28, 2013

Expansão da UFSJ em Sete Lagoas é garantida com assinatura de convênio

A manhã da ultima terça feira, 26, marcou a nova fase da educação superior em Sete Lagoas. Data em que foi assinado o convênio entre Embrapa e UFSJ, intermediado pela Prefeitura de Sete Lagoas, que passa para a Universidade, em sistema de comodato, uma área equivalente a 130 hectares para criação de uma fazenda experimental que dará suporte à expansão das atividades da universidade para novos cursos na área das ciências agrárias. A cessão das terras da Embrapa para a UFSJ faz parte da parceria firmada entre as entidades em 2008.

Na área cedida, será criada uma fazenda experimental que vai ajudar em matérias práticas e ações de pesquisas dos alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos além de cursos futuros na área das ciências agrárias. Participaram da solenidade o prefeito Márcio Reinaldo, o chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino e a reitoria da UFSJ em Sete Lagoas, Valéria Kemp, que destacou o avanço da unidade e os investimentos feitos em Sete Lagoas.

Segundo a reitora, Marcio Reinaldo é um dos grandes responsáveis pela vinda da universidade para Sete Lagoas e com seu apoio incondicional vem trazendo cada vez mais oportunidades de crescimento para a instituição e consequentemente para a classe acadêmica que ganha em qualidade de ensino e capacitação profissional para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente.
 
“É com muito orgulho e gratidão que estamos aqui hoje para celebrar mais esse convênio. Isso nos faz caminhar a largos passos para formar pessoas e especializá-las para o mercado, contribuindo para o crescimento do mercado local. Para isso a entidade precisa estar atenta aos anseios e necessidades da comunidade. Já são mais de R$ 30 milhões em investimentos de infraestrutura na unidade de Sete Lagoas e sem a Embrapa e o apoio do prefeito Marcio Reinaldo, à época deputado federal, não teríamos começado. Então é um dia muito especial para todos”, definiu a reitora.

Reafirmando a parceria Antônio Álvaro citou que 46 estudantes da UFSJ trabalham na Embrapa em diversas áreas. O chefe da unidade ainda exaltou a forma adotada para a escolha do terreno repassado a UFSJ. “A escolha da área cedida passou pelo olhar criterioso de uma equipe formada por pesquisadores da Embrapa e professores da Universidade altamente preparados. A definição da área visa trazer facilidades aos cursos e a instalação da fazenda experimental”, concluiu.

Para o prefeito Marcio Reinaldo o convênio firmado representa uma grande conquista, principalmente quando se leva em consideração o atual estado de especulação imobiliária e valorização de terrenos na cidade. “Com a assinatura desse convênio, ganhamos o dia. Agradeço à Embrapa, pois sabemos como os terrenos estão valorizados e complicados hoje em dia. O campus vai em frente e já tem mais três cursos aprovados à caminho, sugiro até cursos na área de engenharia porque é onde as empresas mais têm buscado mão de obra. Temos muitos sonhos e ideais para essa cidade, tomara que possamos continuar nosso trabalho para o pleno desenvolvimento de Sete Lagoas”, afirmou. 
Se fizeram presente na solenidade vereadores, secretários, representantes do judiciário, polícia, empresariado local e estudantes da UFSJ, que saíram satisfeitos e esperançosos diante de tantas oportunidades para o cenário da educação técnica e de graduação que começa a chegar a Sete Lagoas que promete se tornar um grande pólo educacional nos próximos anos.



As fotos seguiram no email anterior. Credito: Lô Hermes


--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Sete Lagoas
(31) 3773.5687 | 3775.2977 | 3772.1146

Banco de imagens: www.flickr.com/prefeiturasetelagoas
Facebook: www.facebook.com/prefeituradesetelagoas
Twitter: @Prefeitura7L
Notícias em vídeo: www.youtube.com/prefeiturasetelagoas
Blog da Saúde: http://www.saudesetelagoas.blogspot.com.br
Blog do Centro Cultural Casarão: www.casaraosl.blogspot.com
Gruta Rei do Mato: www.grutareidomato.com.br
Parque da Cascata: www.parquedacascata.tur.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, precisamos que se tornem seguidores do blog para validar esse projeto ok!